Resumo
O “SARAU DA UAI” é uma ação de intervenção em territórios vulneráveis do município de Jundiaí-SP, que tem como objetivo a aproximação e cuidado das diversas adolescências, em especial a que apresenta uma interface com o uso de drogas, seja pelo consumo, pela exposição ou pela exploração pelo tráfico de drogas, que habitam esses locais, direcionando diversas ações e serviços na ideia de que a preservação dos vínculos familiares e comunitários são a forma mais efetiva e humana de cuidado.
Como a base desse modelo de cuidado se dá de maneira estratégica e articulada, a utilização de elementos da arte e cultura abrem campo de diálogo com a comunidade para as diversas formas de comunicação e cuidado. O trabalho em rede se torna essencial na medida que a Saúde Mental atua de forma transversal na vida das pessoas. Com essas ferramentas nós elegemos o território do Jardim Fepasa para nossa intervenção, baseados nas discussões de Apoio Matricial e identificação de um aumento significativo de adolescentes expostos as cenas de uso de drogas nesse território. Assim, nós, do campo infantojuvenil, convidamos os adultos (trabalhadores das Redes), a se reaproximarem da LUDICIDADE e construírem propostas inventivas de intervenções comunitárias, produtoras de estratégias de prevenção e promoção de saúde no território.
Na medida em que convidamos os trabalhadores a festejar o encontro, costuramos as tramas das redes intra e intersetoriais. Essas ações têm produzido garantia de direitos, acesso, humanização dos processos de cuidado, visibilidade para uma adolescência desviante, protagonismo infantojuvenil e participação social.