Valorização da vida e saúde mental: experiência intersetorial entre educação e saúde


Autor(es): Fernanda de Jesus Ligeiro Braga, Lilian Camila de Paiva Molinari, Marlon Roberto Beisiegel, Bruno Gonçalves, Ariadne Lima e Samanta Cássia Vertuan

UF/Cidade: São Paulo – Jundiaí

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Período: 09/2023 – 10/2023

Instituição/Serviço: Clínica da Família e eMulti (Atenção Primária), CAPS IJ ‘É liberdade’, CAPS Adulto III ‘Sem Fronteiras’ e UA IJ

Público: Outro, Família/comunidade

Articulação com outros setores: Educação (Escola Estadual Prof. Adoniro Ladeira)


Resumo

A ação intersetorial ocorreu em uma escola pública estadual, em Jundiaí, SP, mediante parceria entre educação e saúde – CAPS ij, CAPS III, UAij, eMulti e Clínica da Família (Atenção Primária). Essa iniciativa foi motivada pela percepção da coordenação pedagógica e direção, de significativas demandas de sofrimento psíquico, que alunos do 8º e 9º anos vinham apresentando no contexto escolar. Visando favorecer a expressão de sentimentos, a reflexão, e o diálogo no coletivo, foram implementados encontros nas dependências da escola, voltados respectivamente a alunos, professores e familiares: *Alunos: organizados em grupos de reflexão, facilitados por uma dupla de profissionais. Utilizou-se como disparador, entre outras, a frase -“Toda tempestade sempre passa” .

Após a discussão coletiva, foram ofertadas cartolinas com a pergunta – “Como você gostaria de ser abordado em um dia em que não está se sentindo bem?” Ao final da reflexão, as respostas registradas foram expostas nos corredores da escola a fim de sensibilizar outros alunos. Esta ação contou com a participação de 42 estudantes e 6 profissionais de saúde. *Educadores: realizou-se rodas de conversa com professores e coordenadores do ensino médio e fundamental II, envolvendo 40 profissionais no total. Como elemento disparador da reflexão foi utilizada a frase: “Navegar é preciso, viver não é preciso”, com estímulo ao diálogo entre os possíveis sentidos da frase e o cotidiano de vida e trabalho. *Familiares: ainda que a ação tenha sido agendada com antecedência, não houve participantes. Ao fim, foi realizada avaliação das ações com representantes da gestão.

Imagens
Palavras-chave: Educação, infância e juventude, intersetorialidade, Promoção da saúde

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