Resumo
A Gestão Autônoma da Medicação (GAM) é uma estratégia de cuidado em saúde mental que vem sendo adaptada para o cuidado no Brasil. Serve para aprendermos a cuidar do uso dos medicamentos, considerando seus efeitos em todos os aspectos da vida das pessoas que os utilizam. A GAM no CAPS IJ foi pensada a partir da grande demanda dos pais ou responsáveis e até mesmo das escolas pela medicalização de crianças e adolescentes, às vezes por falta de conhecimento sobre outras alternativas terapêuticas ou efeitos colaterais dos medicamentos. Neste contexto, a GAM vem ao encontro da necessidade de orientar os pais, responsáveis e usuários sobre seus direitos na participação e protagonismo no seu tratamento, e sobre o uso adequado e seguro das medicações.
Fizemos uma adaptação do guia original, com linguagem e visual atrativo para os adolescentes, este guia vem sendo construído junto com eles a cada encontro. O grupo é conduzido por profissional Farmacêutico e Técnico de Enfermagem , apoiados pela equipe multiprofissional do serviço. Nosso primeiro grupo está em andamento, e observamos que os usuários conheciam pouco sobre suas medicações. Ao decorrer dos encontros eles interagem, aprendem e trocam experiências sobre seus medicamentos e os efeitos destes no organismo, falamos de experiências de vida com prós e contras da medicação.
Também realizamos atividades cotidianas, estimulando o protagonismo e autonomia não só nos medicamentos mas em suas vidas como um todo. Nosso objetivo é apostar no valor das conversas para decidir juntos e expandir o grupo para outros públicos.