Resumo
A Oficina “Natureza”, é voltada para adolescentes em situação de importante sofrimento mental, usuários do CAPSij, e, tem como objetivo ser uma ferramenta terapêutica que possibilite vivência de integração com a natureza a partir da visitação de áreas verdes. Vivência que amplie o olhar cuidadoso do jovem para a necessidade de preservação desses espaços, e que favoreça o seu pertencimento à cidade na qual residem.
Esta prática também envolve caminhar, observar e interagir de forma consciente com o meio ambiente. Esta Oficina, que propõe a interação com a natureza e entre os pares, também visa responder às dificuldades de relacionamento destes jovens, intensificada após o isolamento vivido durante a Pandemia Covid-19.
Neste processo tivemos experiências singulares, com relatos de admiração dos participantes encantados com a natureza e convivendo entre si. Pode-se perceber que após cada “viagem” os adolescentes retornam ao CAPS IJ expressando maior interação e cuidado com os demais. Em meio à crise climática e, em se tratando de jovens com lugares no mundo bastante restritos, este se apropriar de si mesmo, do outro e da cidade em sua Natureza, parece ainda mais essencial.
Imagens

