Desafios e criatividade para a gestão macrorregional do Grupo Condutor da RAPS


Autor(es): Graziella Ferraresi de Castro, Gisella Marques Ferreira Silva e Fátima Amorim Avila

UF/Cidade: São Paulo – Sorocaba

|

Período: Desde 01/2024

Instituição/Serviço: Departamento regional de Saúde

Público: Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS, Gestores ou coordenadores do serviço

Articulação RAPS: 47 CAPS, Hospitais Gerais, 77 SRT


Resumo

A região do DRSXVI Sorocaba conta com 48 municípios, subdivididos em 3 regiões de Saúde. Cada uma delas possui características específicas, considerando os aspectos socioeconômicos e assistenciais. Porém, nos encontros dos grupos condutores da RAPS, os nós críticos e fragilidades são sempre similares. Com o objetivo de avançar na articulação de rede e apoiar-se nas iniciativas territoriais, em 2024, a área técnica de saúde mental do DRSXVI Sorocaba definiu uma agenda anual criativa para os encontros dos grupos condutores. Para identificar as temáticas de maior interesse dos profissionais, geramos um Google Forms, que disponibilizamos aos articuladores municipais para que divulgassem às equipes dos 48 municípios (UBS, 47 CAPS, leitos de hospitais gerais, 77 SRT).

Após levantar os problemas, identificamos os mais solicitados para realizar espaços formativos e formatar as reuniões mensais, dividindo-as em reuniões microrregionais e macrorregionais (quando se tratava de compartilhamento e espaços formativos). As reuniões foram agendadas de forma itinerante, de modo que os municípios pudessem sediar reuniões significativas. Nos momentos microrregionais, o município sede apresentava um caso clínico complexo para possibilitar às equipes as discussões de condução do Projeto Terapêutico Singular, permitindo que a unidade, juntamente com a equipe de referência, familiares e paciente, desenvolvesse os trabalhos nos CAPS e/ou na rede.

Nos momentos macrorregionais, abordamos temas relevantes (matriciamento e crise, redução de danos e adesão ao CAPS, mostras de experiências, atendimento grupal) para a construção da Rede, com profissionais do território que possuem expertise no assunto, a estratégia ampliou a participação dos municípios nos grupos condutores.

Vídeo

Palavras-chave: Adesão, espaços formativos, experiências exitosas, gestão de redes, Grupo, Grupo condutor, Matriciamento Redução de danos

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.