Resumo
A equipe de saúde do CAPS IJ é formada por 24 funcionários. É realizado um trabalho transdisciplinar integrando os saberes e a produção de conhecimento. O trabalho em equipe requer que os profissionais se encontrem com frequência para discussão, diálogos, avaliação, estabelecimento de metas e ações, e a realização de ações com outros setores e serviços. O trabalho transdisciplinar tem na intersetorialidade e no trabalho em rede a base de sua realização, pois através da troca e integração de saberes, da participação efetiva, da responsabilidade, do envolvimento, é que se alcançam as mudanças para a qualidade do atendimento, do trabalho e de vida.
Pensando a ampla atuação na saúde mental, houve necessidade de prover a equipe do CAPS IJ momentos de satisfação, descontração, cuidado e bem-estar no local de trabalho, além de reconhecer o sofrimento e o desgaste mental que ele propicia, evitando o adoecimento e possibilitando que o trabalho possa ser um gerador de saúde e prazer. A equipe do CAPS IJ se reúne diariamente, para discussão dos casos atendidos e demandas internas. Às sextas feiras após a reunião, a equipe realiza um momento de descontração e leveza, escolhem o cardápio e almoçam juntos, trocam experiências pessoais, ouvem música e frequentemente até arriscam uns passos de dança.
São incentivadas também atividades de decoração temática do prédio, participação e organização de eventos. A partir de experiências no ambiente de trabalho, podemos relatar que “compartilhar” e “pensar conjuntamente” proporcionam um ambiente saudável para as relações, um atendimento adequado, humanizado e integrado.