Grupo de Masculinidades como Recurso de Cuidado no SUS


Autor(es): Rosy Hellen Mattos Costa de Tulio, Paulo Caldeira e Felipe Gonçalves Justino

UF/Cidade: São Paulo – São Paulo

|

Período: Desde 06/2023

Instituição/Serviço: CAPS Adulto III Largo Treze

Público: Usuários – adultos

Articulação RAPS: UBS

Articulação com outros setores: CULTURA


Resumo

No Brasil, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) desempenham um papel crucial na melhoria do bem-estar mental dos homens. Neste contexto, foram criados grupos de discussão sobre masculinidades no CAPS Adulto III Largo Treze, com o objetivo de proporcionar um espaço para que os homens discutam questões contemporâneas e pessoais relacionadas à masculinidade. Buscamos aqui abordar a importância dos grupos de discussão sobre masculinidades no contexto dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) no Brasil.

Esses grupos têm como objetivo promover a saúde mental dos homens, enfrentando barreiras culturais que dificultam a adoção de práticas de autocuidado e prevenção de doenças. Historicamente, ideais de masculinidade têm contribuído para a resistência dos homens em buscar ajuda, refletindo-se em altos índices de mortalidade e subnotificação de transtornos mentais. Os encontros, que ocorrem semanalmente, incentivam a discussão de temas como machismo e novas interações sociais, utilizando diversas ferramentas para estimular a reflexão.

Os resultados têm mostrado mudanças positivas nas percepções dos participantes sobre masculinidade, contribuindo para relações interpessoais mais saudáveis.

Imagens
Palavras-chave: Homem, Masculinidades, Saúde

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.