Resumo
Se o cuidado em saúde mental e das pessoas que apresentam algum nível de sofrimento em decorrência ao uso de álcool e outras drogas devem ser pensado, observado e praticado pelo eixo psicossocial, então entendemos que as pessoas devam atingir possibilidades que dialogam com a vida social fora das patologias. Desta forma, a cultura passa a ocupar o lugar de expressões e dimensões que nos conectam com a fronteira do belo e do encantamento. Assim, as potencialidades que estavam adormecidas, emergem nos corpos e mentes das pessoas que que são marcadas por silenciamentos, apagamentos e encarceramentos.
O projeto Bola +1samba, nasce a partir de encontros regulares de usuários e usuárias às sextas-feiras, no grupo de musicalidade realizado no CAPS AD III Santana. O embrião desta proposta surge em meio a pandemia da COVID-19, e com o fim das restrições sanitárias os encontros foram acontecendo em vários cenários e nossa roda de samba como insumo de redução de danos e ampliação da vida foi ganhando mais espaços entre a população atendida.
Em Janeiro de 2024, formamos o grupo de samba “Bola+1samba” que trouxe o universo desta manifestação ancestral e de resistência, em conjunto com energia emprestada pelos usuários e usuárias no circuito dos afetos e das potencialidades. Hoje o grupo Bola+1samba, além de fortalecer a convivência nas rodas de samba das praças , baixos viadutos e cenas de uso em meio aberto, também tem trabalhado a possibilidade de oficina de serigrafia para o ano de2025.