Resumo
O Acesso a Água Potável aliado a pratica de redução de danos a pacientes em situação de rua, se faz fundamental em relação ao processo nas linhas de cuidado da RAPS. A equipe CNR Guaianases BOMPAR/SMS, nas competências sócio sanitárias e diretrizes do SUS, elaborou um plano de ação, em relação ao número crescente casos de pessoas em situação de rua em uso de álcool, crack e outras substancias. O plano de ação pactuado em agosto/23, contou com a participação da SABESP, de modo a fomentar o fornecimento de água aos munícipes em situação de vulnerabilidade.
A partir do mês de agosto/2023, iniciou o processo com a entrega de 250 copos de água pela SABESP, à UBS Guaianases II, coube o armazenamento das águas fornecidas, no setor de farmácia, local arejado e seguro para o armazenamento, além da retirada para entrega aos munícipes, sendo o consumo dessa água fator primordial para a inserção das práticas de redução de danos fomentadas pelos atores envolvidos (CAPS AD, CNAR) e educação em saúde frente ao uso abusivo de álcool, crack e outras drogas, além de evitar maiores agravos frente as altas temperaturas sazonais, promovendo hidratação e bem estar.
A articulação intersetorial se mostrou um importante vetor de gestão de saúde, uma vez que atores distintos, (de diversos níveis hierárquicos e a companhia estatal de água e esgoto, em ação inédita, através do fornecimento de água potável, transporte e assistência, possibilitaram o desfecho da ação.