Flores e vidas: Impacto das flores nas cenas de uso de substâncias psicoativas


Autor(es): Fernanda Vitória Chirinea Donida, Talita Molinari Tofanini, Claudia Mayumi Murakami Teixeira e Tatiane Costa Houessou

UF/Cidade: São Paulo – Jundiaí

|

Período: Desde 06/2024

Instituição/Serviço: Consultório na Rua

Público: Usuários – adultos, Família/comunidade


Resumo

As flores como instrumento para o fortalecimento do vínculo, da autonomia e da produção de vida nas cenas de uso de substâncias psicoativas (SPA) no município de Jundiai, através do serviço de saúde Consultório na Rua, tem sido uma experiência transformadora. Inicialmente, o objetivo do projeto era criar um jardim comunitário nesses espaços, com plantas fitoterápicas para práticas integrativas, além de hortaliças e flores. O projeto evoluiu pouco a pouco, começamos a entregar pequenas mudas de flores e hortaliças em vasos diretamente aos usuários.

Ao retornarmos aos territórios, vimos que as plantas estavam florescendo e bem cuidadas, faziam parte das cenas de uso, decoravam fisicamente e simbolicamente suas malocas, eram um dispositivo importante de estreitamento de vínculos e fortalecimento da autoestima. Em alguns casos, os usuários chegaram a criar as suas próprias hortas a partir das mudas recebidas. Assim, a flor tornou-se mais do que um simples presente, passou a ser um potente instrumento de trabalho do Consultório Na Rua.

Por meio dessa conexão, conseguimos aproximar os usuários e promover o acesso aos serviços de saúde, fazendo com que se sentissem acolhidos. Dessa forma, uma simples flor foi capaz de despertar o potencial de transformação e cuidado numa comunidade que floresce junto com as plantas.

Palavras-chave: Consultório na Rua, Redução de Danos, Saúde Mental

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.