Resumo
Este relato traz sobre a estratégia construída pela equipe do CAPS II AD, do município de Embu das Artes (SP), diante da identificação de uma dinâmica que se repetia nos dias próximos ao fim de semana. Essa repetição girava em torno do aumento de familiares pedindo apoio ou internações nas sextas-feiras, além da diminuição da presença de usuários no serviço. Outro ponto identificado era a diminuição do interesse nas atividades ofertadas na sexta-feira. Contrastando com essa realidade apresentada, às segundas-feiras foi percebido outra dinâmica: grande agitação na unidade de serviço, aumento de episódios de crise, a necessidade de encaminhamentos para serviços de emergência com mais intensidade.
Para intervir de forma eficaz nessa dinâmica a equipe traçou a estratégia de construir grupos que contemplasse a ida ao fim de semana e o retorno do mesmo. Inicialmente foi construído o grupo “Depois de Ontem”, às segundas-feiras, com psicólogo e enfermeira a fim de trabalhar a retomada da semana e do cuidado. Posteriormente foi estabelecido o Grupo Esquenta, que ocorre às sextas-feiras e véspera de feriados prolongados, que trabalha a dinâmica, envolvendo questões ligadas ao uso prejudicial ou problemático de substâncias psicoativas, interações familiares e sociais, e rotina. Ambos os grupos seguem a orientação técnica e ética da Redução de Danos emancipatória.
Com o adjunto desses momentos preparatório para o final de semana, e de acolhimento no retorno da semana, percebeu-se uma alteração positiva na realidade identificada, impactando em uma melhor aderência dos usuários ao cuidado e a diminuição dos episódios de crise.