Caps Itinerante: a reabilitação psicossocial além da zona urbana


Autor(es): Luciana Fernandes, Gilvam Augusto Coelho, Kátia Rosa de M. Tanajura e Raphael Marlon Burani

UF/Cidade: São Paulo – Cunha

|

Período: Desde 08/2022

Instituição/Serviço: CAPS I

Público: Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS, Usuários – adultos, Usuários – crianças ou adolescentes, Família/comunidade, Outro

Articulação RAPS: Atenção Básica

Articulação com outros setores: Assistência Social, Escola e Entidade Social


Resumo

O município de Cunha está localizado na região Sudoeste do estado de São Paulo, em meio ao Vale do Paraíba, sendo um dos dez municípios mais pobres do estado. Conforme o SEADS, 26,1% da população apresenta renda familiar superior a dois salários mínimos, as principais atividades econômicas do município são a pecuária leiteira e de corte e aos poucos o turismo, cerâmica e artesanato veem ganhando um lugar de destaque nacional. Por ser um município de grande extensão rural, muitos de nossos usuários sempre encontravam dificuldade em realizar as propostas terapêuticas ofertadas pelo CAPS, devido a falta de transporte público e meios para custear o mesmo.

Nesse contexto, nasce o CAPS ITINERANTE, pelo olhar dos profissionais da RAPS e apoio da gestão municipal, levamos até o distrito de Campos de Cunha e demais bairros rurais, situados nos arredores do mesmo, os serviços prestados pelo CAPS I, nos quais os pacientes não tinham acesso conforme descrito anteriormente.

Esta iniciativa visa potencializar e melhorar o atendimento psicossocial e a luta pelo direito dos usuários. Há dois anos todas as primeiras sextas feiras do mês a equipe do CAPS se desloca até a unidade de ESF do distrito para ofertar grupos terapêuticos, de família, oficinas, atendimento psiquiátrico, psicológico, social e de enfermagem, promovendo a interação desses pacientes com familiares, com outros pacientes e a população local, e graças a essa ação já colhemos vários frutos, como a quebra do estigma e a ampliação e compartilhamento do cuidado junto aos trabalhadores da ESF.

Imagens
Palavras-chave: caps itinerante, população rural, RAPS, Reabilitação Psicossocial, Trabalho em Rede

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.