Dose individualizada: uma estratégia de cuidado no CAPS


Autor(es): Claudia Paola Saavedra Schuster, Natália de Cássia Alves, Jeferson Giovan Volkweis e Maria Silvia de Almeida Mello Freire, José Carlos Misorelli

UF/Cidade: São Paulo – Santana de Parnaíba

|

Período: 11/2020

Instituição/Serviço: CAPS III Adulto Alvorecer

Público: Família/comunidade, Usuários – adultos


Categorias da Experiência: Cuidado e diversidadeTrabalho em equipe
Tags: CAPSPTS

Resumo

Buscando a integralidade do cuidado e a autonomia do usuário, o CAPS Adulto de Santana de Parnaíba iniciou a unitarização de dose dos medicamentos fornecidos como recurso terapêutico do Projeto Terapêutico Singular (PTS). O Sistema de Distribuição de Medicamentos por Dose Individualizada (SDMDI) visa garantir a adesão à terapia medicamentosa, a tomada de medicação em dose e quantidade adequada (uso racional).

Além da redução de custos com medicamentos e a segurança do processo com a consequente diminuição dos erros de medicação, com foco na gestão do medicamento e na promoção da autonomia do usuário de saúde mental. O suporte da farmacoterapia é parte integrante do processo de reabilitação psicossocial dos usuários do CAPS. Sendo assim, a unitarização das doses favorece a adesão terapêutica e a autonomia dos usuários, empoderando-os sob seu próprio cuidado e a buscando a qualidade de vida através da co-responsabilização e protagonismo no tratamento.

Vídeo

Palavras-chave: autonomia, CAPS, medicamento

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.