Resumo
Assembleia do CAPS é um espaço de participação social dos usuários, familiares, junto aos profissionais e gestores, que garante a todos os participantes em igualdade o direito a fala para discussão, reflexão e formação de propostas. A experiência tem como objetivo descrever acerca da formação e importância da Assembleia Geral dos usuários, profissionais e gestores do CAPS Geral de Eusébio-CE, e a consolidação da conquista dos direitos.
A Assembleia Geral foi pensada no grupo de trabalho do Serviço Social junto aos pacientes tendo como temática a cidadania, que tinha como proposta a reinserção social dos usuários, por meio do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Na realização das assembleias os pacientes administravam e conduziam o processo, com o suporte técnico do Assistente Social e demais profissionais, que eram agendadas dia, hora e local e temática de discussão. Com mobilização feita pelo grupo de whatsapp.
Nas Assembleias, são colocadas as expectativas dos usuários suas expressões, desejos, satisfações e insatisfações para uma melhor qualidade nos serviços, nos aspectos de organização e humanização. Também considerado um momento de estabelecer vínculos entre usuários, profissionais, gestores, ampliando os processos democráticos, onde pacientes e familiares passam a decidir na melhoria e qualidade dos serviços e na construção de projeto terapêutico e formação de novas ações. Constata-se que a Assembleia Geral, vem fortalecendo a participação dos usuários e familiares, possibilitando o livre-arbítrio da fala e contribuindo com a humanização do serviço.