PROGRAMA MAIS EMPREGO SAÚDE MENTAL: FORTALECIMENTO DO PROTAGONISMO DOS USUÁRIOS


Autor(es): Bruna Kérsia Vasconcelos Santos, Francisco Alison Vasconcelos Sales, Francisco de Assis Sousa Muniz e José Mesquita dos Santos

UF/Cidade: Ceará – Sobral

|

Período: Desde 2023

Instituição/Serviço: Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG)

Público: Usuários – adultos, Família/comunidade

Articulação RAPS: CAPS AD, CAPSi, CAPS II, CSF, SMS

Articulação com outros setores: STDE, SEPLAG, SEDHAS, AMA


Resumo

O município de Sobral assumiu um importante compromisso com a Reforma Psiquiátrica Brasileira, especialmente após a trágica morte de Damião Ximenes Lopes, no Manicômio Guararapes. Entre 2019 e 2023, a Rede de Saúde foi ampliada, visando garantir o cuidado integral a pessoas em sofrimento mental e com demandas relacionadas ao uso de álcool e outras drogas. Considera-se que o uso de álcool e outras drogas, dado seu impacto no processo de saúde, social e no trabalho, tem se constituído um desafio para as políticas públicas. O debate sobre modos de efetivar a reinserção social das pessoas com problemas do uso de álcool e outras drogas foi intensificada nos últimos anos no município.

Considerando que muitos usuários do CAPS AD não estavam inseridos no mercado de trabalho, houve um intenso esforço coletivo para promover sua reinserção social por meio do projeto municipal “Mais Emprego Mais Sobral”. A edição especial para a Rede de Saúde Mental, lançada pelo Edital 01/2024 da SEPLAG, ofereceu oportunidades de emprego e renda em equipamentos públicos, em atividades em diversas Secretarias Municipais exercendo função de assistência administrativa, controle de acesso e serviços gerais. O usuário da RAPS participante do Programa deverá continuar sendo acompanhado nos CAPS de referência. Esse movimento tem fortalecido o protagonismo dos usuários, ampliado o vínculo com os serviços e promovendo o exercício da cidadania.

Vídeo

Palavras-chave: CAPS, emprego, Saúde Mental

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.