Matriciamento em Saúde Mental: Desafios e resultados pós pandemia


Autor(es): Jose Alisson Gomes Da Costa, Fabiana Mariano Costa, Shirley Cristianne Ramalho Bueno de Faria e Maria Rocineide Ferreira da Silva

UF/Cidade: Ceará – Fortaleza

|

Período: 2022 -2024

Instituição/Serviço: Coordenadoria Regional de Saúde V

Público: Gestores ou coordenadores do serviço, Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS

Articulação RAPS: CAPS (AD, Geral e Infantil), todas as UAPS que fazem parte da Regional e o Hospital de Saúde Mental

Articulação com outros setores: Educação e a Assistência Social


Imagem Padrão

Resumo

Em 2022, a Coordenadoria Regional de Saúde V (CORES V) em Fortaleza, Ceará, enfrentou o desafio de aprimorar os cuidados em saúde mental pós-pandemia de COVID-19. Com uma população superior a 600.000 habitantes e escassos recursos em saúde mental, um planejamento estratégico se tornou imprescindível. Para enfrentar essa situação, a CORES V iniciou um processo de aprendizado colaborativo com diversos pontos da Rede de Atenção à Saúde (RAS), visando consolidar uma prática de matriciamento em saúde mental que se adequasse às estruturas e recursos disponíveis. Esse processo, iniciado em 2022, culminou em 2024 com a implementação do matriciamento em todas as 32 Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) do território. A equipe da CORES V participou de reuniões com membros da RAS que já possuíam práticas consolidadas de matriciamento.

Essas discussões permitiram a adaptação de estratégias de sucesso à realidade local. Foram promovidos encontros para construir um modelo participativo, ajustando a logística de transportes e as agendas dos serviços envolvidos, além de implantar uma cultura de avaliação quadrimestral. A implementação em 2024 resultou em melhorias significativas na resolutividade das equipes de saúde da família e na redução de encaminhamentos inadequados aos Centros de Atenção Psicossocial. A experiência ressaltou a importância do planejamento participativo e da adaptação de práticas a contextos específicos, promovendo uma abordagem integrada e eficiente no cuidado em saúde mental, especialmente em áreas com recursos limitados.

Palavras-chave: matriciamento, Planejamento Participativo, Saúde Mental

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.