Resumo
A educação permanente em saúde apresenta-se como uma ação estratégica capaz de contribuir para a transformação dos processos formativos, sob o ponto de vista da gestão em saúde e as instituições formadoras. O CAPS do Eusébio, Ceará, possui convênio com a Universidade de Fortaleza e acolhe desde janeiro de 2024 estagiários de psicologia na ênfase em processos educativos e sociais que vão ao campo semanalmente com a presença de uma supervisora acadêmica psicóloga. A parceria teve início com o levantamento das demandas e identificação das necessidades da população atendida no CAPS, além do perfil do serviço e profissionais, levando-nos a estruturar duas ações intituladas: “Projeto Flores do Eusébio” e “Projeto Girassóis”, para o atendimento a mulheres e aos jovens, respectivamente.
Com encontros semanais e uso da técnica da escuta individual, alternando com a facilitação de grupos socioeducativos com os usuários, as estagiárias também participaram das assembleias de usuários e reuniões profissionais para construção do plano terapêutico singular e facilitação de salas de espera. Além da formação de qualidade, o estágio colaborou diretamente para o cuidado e atendimento integral em saúde de forma cidadã, sendo experiência única para a Educação Permanente para as pessoas envolvidas nas propostas. Os resultados para os usuários foi acolhimento as diferentes formas de sofrimento psíquico, integralidade das ações entre atenção primária e saúde mental, já que a unidade de saúde localizada no bairro onde funciona o CAPS foi visitada em busca de parceria, com diminuição da sintomatologia dos participantes e fortalecimento do acolhimento aos cidadãos eusebienses.