Resumo
O relato de experiência foi baseado no intuito de ampliar o atendimento a um determinado paciente do sexo masculino, 23 anos, gestação gemelar, diagnosticado com CID F.20 – Esquizofrenia, em tratamento no CAPSII de Cacoal/RO desde abril de 2017. Paciente muito agitado, sempre relatou uma tristeza profunda, falas repetitivas, pensamentos desordenados, de autodestruição, insônia, compulsão alimentar e que não tem mais vontade de viver. Obeso mórbido, hipertenso, com oscilação de humor e comportamentos, mania de perseguição, vontade de dormir o tempo todo e que não gostaria mais de sofrer.
Em outubro de 2023, o profissional de educação física do CAPSII de Cacoal/RO, ao perceber que o paciente criou vínculo com ele passou a utilizar do procedimento 03.01.01.031-5 – Teleconsulta por Profissionais de Nível Superior na Atenção Especializada (Exceto Médico) quando o atendimento presencial não for essencial e ou suficiente para o bem-estar e a segurança do paciente com o objetivo de tentar amenizar o sofrimento do paciente. A ferramenta utilizada foi através da chamada de vídeo pelo aplicativo WhatsApp, de uma a duas vezes por semana, média de trinta minutos por ligação. Essa estratégia visou ajudá-lo a reorganizar seus pensamentos, enfrentar e evitar conflitos desnecessários, compreender os seus sentimentos, seu modo de viver, seus hábitos, como se relacionar com outras pessoas, sua família e na sociedade. Pude observar e concluir durante a experiência exitosa vivida com esse paciente que os desafios eram enormes, porém cada evolução no processo foi de extrema relevância para melhorar a sua qualidade de vida.