ACOLHIMENTO DE USUÁRIOS NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTOJUVENIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PET-SAÚDE EQUIDADE


Autor(es): João Vitor Diesel Ferreira, Isabela Brondani, Bernardo Soares Vasques, Gabriela Fogaça Leite, Raquel Martins Camargo e Natielen Jacques Schuch

UF/Cidade: Rio Grande do Sul – Santa Maria

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Período: Desde 05/2024

Instituição/Serviço: Universidade Franciscana (UFN) – PET-Saúde Equidade

Público: Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS, Gestores ou coordenadores do serviço

Articulação RAPS: CAPS Infantojuvenil – O Equilibrista


Resumo

Este trabalho objetiva apresentar um relato de experiência, bem como destacar a importância do conhecimento dos protocolos, fluxos de encaminhamento e dos critérios de inclusão dos usuários do SUS ao atendimento especializado em saúde mental em um CAPSi. O relato de experiência se dá por integrantes de um Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), sendo esse uma articulação entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e as Instituições de Ensino Superior (IES), almejando o fortalecimento do processo de integração ensino-serviço-comunidade. Durante as reuniões de equipe do CAPSi, observou-se que diversos encaminhamentos recebidos para acolhimento eram realizados sem que os pacientes atendessem aos critérios necessários para esse serviço especializado.

Tais encaminhamentos geram uma sobrecarga de trabalho e também desgaste emocional nos profissionais da saúde, além de uma redução no atendimento de casos de maior urgência e gravidade. Assim, realizou-se uma reunião com os integrantes do PET-Saúde e sua orientadora a fim de discutir a possibilidade de realizar um trabalho científico para dar visibilidade ao tópico, bem como esclarecer as possíveis dúvidas. A experiência de atuar nesse espaço e compreender o funcionamento dessas sistemáticas têm sido fundamental para os acadêmicos. Por meio dela, desenvolveram uma compreensão ampliada sobre a importância da intersetorialidade nos serviços de saúde, adquiriram conhecimentos teóricos e práticos sobre o fluxo de encaminhamentos e a dinâmica dos serviços.

Palavras-chave: atenção ao usuário, fluxos de rede, intersetorialidade, saúde pública

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