RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ACESSO COMO DEMANDA ESPONTÂNEA NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS I) DE NOVA SANTA RITA, MUNICIPIO DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE/RS


Autor(es): Alexandre Alves Medeiros, Mariana Albuquerque Agnes Machado

UF/Cidade: Rio Grande do Sul – Nova Santa Rita

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Período: Desde 07/2024

Instituição/Serviço: CAPS NOVA ESPERANÇA

Público: Usuários – adultos, Usuários – crianças ou adolescentes, Gestores ou coordenadores do serviço, Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS, Família/comunidade


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Resumo

O relato de experiência é sobre o aumento de demanda espontânea no serviço de CAPS I no município de Nova Santa Rita – RS que está localizado na região metropolitana de Porto Alegre – RS. Em busca de ampliar o acesso e oferta de atendimentos para os usuários com interconsulta para a Rede de Atenção Psicossocial, percebeu-se a necessidade de implantar o serviço de porta aberta do CAPS para a demanda espontânea, com acolhimento todos os dias da semana.

O acolhimento passou a ser ofertado para a população em 9 (nove turnos) por semana, representando 3/ 4 da semana, com atendimentos pela equipe de psicólogas, assistente social, terapeuta ocupacional e enfermagem para demanda espontânea, somente o turno vespertino da quarta-feira ficou sem a previsão do acolhimento porque neste ocorre a reunião de equipe. Conforme análise comparativa dos acolhimentos realizados e informados no sistema de prontuário, IPM, no período de janeiro a outubro nos anos de 2023 e 2024, constata-se que houve um aumento de 160% em 2024 após a ampliação do acolhimento no CAPS.

Palavras-chave: acolhimento, Saúde Mental

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