Entre cores e afetos, uma pintura, uma conexão: família e ESF na promoção de cuidados em saúde mental na unidade básica de saúde Santo André


Autor(es): Anisia Crevelin de Sousa, Fillipe Assis Moreira Fontes

UF/Cidade: Espírito Santo – Vitória

|

Período: Desde 09/2024

Instituição/Serviço: Unidade de Saúde Santo André

Público: Usuários – adultos, Família/comunidade

Articulação RAPS: Centro de Atenção Psicossocial São Pedro


Resumo

A experiência de trabalho centrou-se na construção de um cuidado em saúde mental, realizada pela equipe de Estratégia de Saúde da Família em colaboração com a equipe E-Multi. O foco foi a sensibilização de uma família composta por uma idosa e seu filho cuidador, que enfrentava os desafios decorrentes do alcoolismo. O principal objetivo foi promover o acolhimento e a vinculação dessa família à sua equipe de referência em saúde da família por meio de uma oficina de arteterapia, utilizando pintura em tela.

Essa atividade, realizada em homenagem ao Setembro Amarelo, foi desenvolvida em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial de São Pedro e ocorreu no dia 14 de setembro de 2024, no auditório da unidade de saúde. A escolha da família-alvo foi motivada pela oportunidade de criar um espaço coletivo de cuidado em saúde mental, promovendo o fortalecimento dos vínculos tanto entre os membros da família quanto entre a família e a equipe. O resultado foi um grande sucesso, alcançando os objetivos propostos.

Vídeo

Palavras-chave: Estratégia Saúde da Família e Artetarapia, Saúde Mental

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.