Dos Muros às Redes


Autor(es): Tays Aparecida da Silva, Carolina Morais Simões de Melo e Miguel Junno

UF/Cidade: Minas Gerais – Barbacena

|

Período: Desde 09/2023

Instituição/Serviço: Centro Atenção Psicossocial em Álcool e Outras Drogas e Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil

Público: Usuários – adultos, Usuários – crianças ou adolescentes

Articulação RAPS: Atenção Básica

Articulação com outros setores: Educação e Secretaria de Assistência Social


Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar a criação e construção da função dos Articuladores de Rede nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do município de Barbacena, Minas Gerais. Para tanto, apresenta-se uma breve contextualização do município de Barbacena, as dificuldades enfrentadas no período pandêmico, a necessidade de (re) organização interna dos serviços especializados, como esse processo foi pensado e construído a partir do papel do Articulador de Rede, as atribuições esperadas dessa nova função, os resultados alcançados com o presente trabalho e os desafios enfrentados para a tecitura dessa grande rede.

Justifica-se tal proposta diante da necessidade de fortalecer o cuidado em saúde mental sob uma perspectiva de integralidade e territorialidade entre as diversas políticas setoriais. Portanto, destaca-se que essa nova função dentro dos CAPS’s possui como objetivo principal a concretização do cuidado comunitário e territorial proposto pela Reforma Psiquiátrica Brasileira e Reforma Sanitária.

Palavras-chave: Articulador de Rede, Centros de Atenção Psicossocial, Saúde Mental

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.