A experiência de “uma equipe que anda”: invenções, possibilidades e desafios no cuidado em Saúde Mental em Contagem-MG


Autor(es): Larric Johnny Malacarne, Daniela Silva Campello, Natália Vasconcelos Silva Marino e Vanessa de Oliveira Bezerra

UF/Cidade: Minas Gerais – Belo Horizonte

|

Período: Desde 07/2022

Instituição/Serviço: Secretaria Municipal de Saúde

Público: Usuários – adultos, Família/comunidade, Usuários – crianças ou adolescentes

Articulação RAPS: UBS, Centro de Convivência, CAPS, CAPSi, CAPSad, UPAs e Hospitais Gerais

Articulação com outros setores: Equipamentos de assistência social (CRAS, CREAS) Educação e conselho Tutelar


Resumo

Historicamente o Sistema Único de Saúde (SUS) vem enfrentando o desafio de atuar em meio a realidades de extrema vulnerabilidade social. Restrições de lazer e sociabilidade, condições precárias de trabalho, invisibilidade da população e grandes distâncias territoriais com frequência apresentam efeitos negativos no acesso da população aos serviços de saúde mental existentes, resultando em baixos índices de adesão às práticas de cuidado e aumento nos índices de sofrimento mental ou decorrente do uso de álcool e outras drogas. O presente trabalho objetiva relatar a experiência de implantação de uma “Equipe Itinerante de Saúde Mental” (EISM) no município de Contagem-MG como estratégia elaborada para fazer frente aos desafios encontrados em alguns de seus territórios.

Proposta inovadora, a EISM utiliza da potência criativa para se fazer ponte entre os serviços (que já existem) e a população (que tem dificuldades para acessá-los), ampliando as possibilidades de cuidado em saúde mental, tendo a itinerância como elemento definidor da equipe. Trata-se de um trabalho de costura, de ligação e fortalecimento das redes formais e informais de cuidados, de modo que a Equipe Itinerante configura um recurso a mais no território que busca fortalecer estratégias de amarração entre os casos e os pontos de cuidado, visando a promoção à saúde mental e integração dos cuidados ofertados.

Vídeo

Imagens
Palavras-chave: Articulação de Redes, Cuidado integral, Equipe Itinerante, intersetorialidade

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.