Resumo
Neste vídeo contamos a experiência de implantação do Grupo de Gestão Autônoma da Medicação (GAM) no CAPS II de Janaúba, pioneiro na região norte de Minas Gerais, O grupo possibilitou avanços significativos no cuidado em saúde mental, uma vez que a estratégia GAM promove espaços de diálogo aberto entre usuários, familiares e trabalhadores de saúde, visando reflexões sobre o papel da medicação e outras formas de cuidado.
Seu objetivo é ampliar a qualidade de vida e o bem-estar dos participantes, além de garantir o acesso a direitos relacionados ao tratamento. A proposta também busca fortalecer a autonomia e o protagonismo dos usuários, incentivando uma gestão compartilhada dos cuidados em parceria com os profissionais de saúde. Em Janaúba, a GAM teve efeitos positivos nas relações no CAPS, gerando maior flexibilidade por parte dos trabalhadores em relação aos interesses dos usuários, considerando suas opiniões e incentivando uma participação mais ativa nas decisões do projeto terapêutico.
As relações tornaram-se mais horizontais e empáticas, valorizando o saber que os usuários detêm sobre suas próprias experiências. O vídeo é rico ao expressar significativas mudanças na posição dos usuários, que passaram a atuar como agentes ativos no cuidado com a própria saúde. Assistindo ao vídeo é possível ao telespectador tecer reflexões acerca do fortalecimento de espaços de troca, de ampliação do uso de dispositivos coletivos e sobre como os laços sociais entre os usuários, suas famílias e a comunidade podem ser avivados.