Oficinas Terapêuticas enquanto estratégia de Redução de Danos


Autor(es): Rubia Eliza de Lima Pedrosa e Lucas Henrique da Silva Macedo

UF/Cidade: Minas Gerais – Ubá

|

Período: Desde 02/2024

Instituição/Serviço: CAPS AD III

Público: Usuários – adultos, Gestores ou coordenadores do serviço, Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS, Família/comunidade

Articulação RAPS: Secretaria Municipal de Saúde


Resumo

O vídeo apresenta o CAPS AD III de Ubá que foi implantado em 2017 e até abril deste ano era gerido por uma empresa terceirizada, agora o serviço é conduzido por servidores efetivos do município, na lógica do SUS e da Politica de Redução de Danos. As oficinas terapêuticas são uma ferramenta essencial no processo de cuidado integral e reabilitação de pessoas com transtornos decorrentes do uso de álcool e outras drogas, baseadas em atividades coletivas e criativas.

Promovem a expressão emocional, a socialização e a reconstrução de vínculos, contribuindo para a reinserção social, a redução de danos e o fortalecimento da autonomia dos usuários. Além da diversidade das oficinas ofertadas, enfatizamos a livre escolha que cada usuário tem de desenvolver a atividade, sendo que esta está intimamente relacionada ao respeito da singularidade, tendo em vista a emersão da subjetividade de cada um.

Palavras-chave: Arte e Cultura, Lógica antimanicomial, singularidade

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.