Vidas por trás das cenas


Autor(es): Camila Benetti, Karine Tavares Dantas e Thalyta Rayanna Fontes Rocha Santos

UF/Cidade: Sergipe – Aracaju

|

Período: 08/2024 – 09/2024

Instituição/Serviço: Caps III Jael Patrício de Lima

Público: Usuários – adultos


Resumo

As vivências em arte e cultura expandem os espaços de cidadania e interação social dos indivíduos em sofrimento psíquico. Nesse sentido, o teatro se destaca como uma ferramenta importante, incentivando expressividade e criatividade. OBJETIVO: Discorrer sobre o trabalho para preparação e apresentação da esquete “Vidas por trás das cenas” realizada em uma oficina teatral de um CAPS III em Aracaju/SE, visando oferecer um espaço legítimo e autêntico aos seus usuários.

Após 9 anos da sua primeira formação o grupo de teatro “Vida em Cena”, apresentava-se cercado de “crises existenciais” e incertezas, mas por tratar-se de um grupo resiliente, transbordante de talento e criatividade foi-se vislumbrando outras perspectivas, optamos por trilhar um caminho inédito. Dessa vez, levaríamos ao público os sujeitos que estavam por trás dos personagens, a sua vivência em todo o processo de criação, montagem e apresentação. Ao todo, a montagem foi realizada por 8 atores em 6 encontros, usou-se como script um programa de entrevistas, porém sem texto predefinido. Paulatinamente, eles construíram uma série de perguntas que foram tomando corpo no enredo. Nesses momentos, foi possível evidenciar o potencial terapêutico, entusiasmo, protagonismo e empoderamento fomentado.

Durante a apresentação os usuários estavam satisfeitos, radiantes e orgulhosos pelo produto construído. Essa iniciativa possibilitou o desenvolvimento de uma nova perspectiva sobre si mesmos, baseada em suas histórias, capacidades e inventividades. Conclusão, a arte cênica é um recurso terapêutico potente por fortalecer relações, incorporar repertório e estimular cidadania, respeitando os limites e possibilidades individuais dos sujeitos envolvidos.

Vídeo

Imagens
Palavras-chave: arte, Protagonismo, teatro

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.