Desmistificando papéis na Residência Multiprofissional em Saúde Mental no Centro de Atenção Psicossocial


Autor(es): Maisa Aguiar Santana, Fernanda Camargo Mendonça de Araújo e Maurício Mendes Belmonte

UF/Cidade: Sergipe – Aracaju

|

Período: 08/2021 – 08/2021

Instituição/Serviço: Universidade Federal de Sergipe (Residência Multiprofissional em Saúde Mental) e Centro de Atenção Psicossocial VIDA/ REAPS/SMS Aracaju

Público: Gestores ou coordenadores do serviço, Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS

Articulação com outros setores: Educação/ Universidade Federal de Sergipe (tutores da residência em saúde mental)


Categorias da Experiência: Trabalho em equipe

Resumo

Este relato de experiência é fruto da ação educacional desenvolvida no Centro de Atenção Psicossocial Vida, um CAPS que atende pessoas em uso abusivo de substâncias psicoativas, entre 0 a 29 anos de idade. A ação teve como objetivo fortalecer a Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Universidade Federal de Sergipe, a partir da desmistificação dos papéis dos atores sociais envolvidos nesse processo de ensino-aprendizagem.

Utilizou-se como metodologia o fishbowl, que consiste em rodas de debate sobre temáticas relevantes onde todos participam sem serem interrompidos. Tal metodologia impulsionou o trabalho colaborativo, a discussão em equipe, o desenvolvimento de habilidades de comunicação, escuta empática, bem como possibilitou conhecer as atribuições dos residentes e preceptores no cuidado em saúde. A atividade resultou no estímulo a outros profissionais do CAPS Vida serem preceptores, aproximou os residentes à equipe e estimulou a interação ensino-serviço, características essenciais do trabalho no Sistema Único de Saúde.

Imagens
Palavras-chave: Residência Multiprofissional, Sistema Único de Saúde, Trabalho Interprofissional

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.