LIBERDADE, O JORNAL DO CAPS: AUTONOMIA, INTERAÇÃO E REGISTRO DE HISTÓRIAS


Autor(es): Ariana Cavalcante de Melo

UF/Cidade: Sergipe – Aracaju

|

Período: 09/2023 – 02/2024

Instituição/Serviço: CAPS III Liberdade

Público: Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS, Gestores ou coordenadores do serviço, Usuários – adultos, Família/comunidade


Resumo

Este resumo descreve oficina realizada em 2023, com o propósito de construir um jornal que representasse a diversidade e a história do CAPS Liberdade. O Jornal Liberdade trouxe ainda o objetivo de diminuir o preconceito em relação às pessoas que estão em sofrimento mental, bem como, valorizar os serviços que compõem a Rede de Atenção Psicossocial. Os encontros para a confecção do jornal reuniram 13 usuários que, ao longo do processo de criação, passaram a reconhecerem-se como redatores. O jornal possui 08 páginas e é composto por 11 colunas que reuniram variados temas, desde arte e esporte até à reportagem de capa, sobre a história do CAPS Liberdade. As matérias foram escolhidas democraticamente e escritas pelos próprios usuários.

A feitura do jornal incentivou os redatores a debateram a forma como estavam compreendendo os acontecimentos políticos, sociais e culturais do Estado. Assistir a jornais televisivos, consultar revistas, dialogar com moradores do bairro e familiares, frequentar pontos de turismo, descobrir a relevância de sua própria opinião e também de sua arte foram exemplos dos pontos de pauta que integraram a construção do Jornal. O lançamento ocorreu na comemoração dos 21 anos do CAPS Liberdade. Posteriormente organizamos caminhadas pelo bairro para entregar o jornal, fomos a serviços da Rede de Saúde para deixar exemplares. Os redatores defenderam que era preciso divulgar o Jornal do CAPS, como forma de dar maior visibilidade e expressar a importância que Serviços da Rede de Atenção Psicossocial têm para a vida de várias pessoas.

Imagens
Palavras-chave: autonomia, Histórias, jornal, Liberdade, Visibilidade

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.