Vivências Terapêuticas: Construindo Vínculos e Lidando com a Ansiedade


Autor(es): Larissa Martins dos Santos Leite, Cledja Maria Rocha de Almeida, Cristiane dos Santos, Vanessa Tenorio Cavalcante e Isabella Costa dos Santos

UF/Cidade: Alagoas – Feira Grande

|

Período: 09/2024 – 10/2024

Instituição/Serviço: Ambulatório de Psicologia

Público: Usuários – adultos


Resumo

Essas atividades na oficina foram realizadas para atender à necessidade dos usuários idosos de se envolverem em atividades lúdicas, com o objetivo de avaliar sua coordenação motora, criatividade e fortalecer o vínculo com seus filhos ou acompanhantes presentes. Entre os idosos, dois tinham Alzheimer e os demais apresentavam altos níveis de ansiedade e estresse. Fizemos atividades de recorte e colagem, usando imagens do cotidiano, como pessoas, carros, flores, além de imagens abstratas; eles eram livres para criar e montar quadros da maneira que mais lhes agradasse. Realizamos também pintura em tecido, em que eles pintaram flores.

As rodas de conversa foram o fechamento, onde permitiu que compartilhassem suas experiências sobre as atividades realizadas. No grupo sobre ansiedade, focamos principalmente nas emoções associadas a situações que causavam ansiedade em cada participante. Elas chegaram curiosas para entender como seria a experiência de partilha em um grupo terapêutico e logo se sentiram à vontade para compartilhar vivências pessoais.

Aprendemos técnicas para lidar com momentos de crise e identificar respostas automáticas para situações de estresse que as faziam mal, para que pudessem buscar respostas mais saudáveis para cada situações que pudesse vir a ocorrer. Elas saíram com informações importantes sobre a ansiedade patológica e como combatê-la com hábitos saudáveis. Ambos foram espaços e experiências muito ricas e produtivas, tanto para a realidade de cada participante quanto para mim, enquanto profissional. Foi um aprendizado significativo.

Vídeo

Palavras-chave: lúdico, Partilha, vivência

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.