Resumo
A educação permanente é uma importante ferramenta para a introdução de novos processos de trabalho ou melhoria dos já existentes, promovendo através do saber a potencialização do trabalho dos profissionais envolvidos fornecendo também autonomia sobre as práticas além de respaldo técnico. A importância de promover e incentivar, através de estratégias logísticas e organizacionais, a participação dos profissionais da assistência e gestão, se justifica pela posterior mudança e melhora dos processos de trabalho e da assistência a população.
O objeto deste relato de experiência é a formação do projeto “Começar Bem” que tem como objetivo formar núcleos com as equipes multiprofissionais em cada uma das unidades da APS visando o monitoramento e estimulação sistematizada das crianças na primeiríssima infância (entre 0 e 36 meses). Como produto de cada encontro, as unidades criaram grupos por faixa etária com foco na primeiríssima infância para acompanhar as crianças e orientar seus familiares/cuidadores sobre as brincadeiras que devem ser trabalhados.
Promover processos e espaços de formação/capacitação dos profissionais é uma forma de ampliar o acesso da população a serviços qualificados, promovendo maior autonomia dos profissionais através do aprendizado e ampliando as possibilidades de atuação destes profissionais seja na APS, urgência e emergência, ou rede especializada. Ter um produto a partir de um processo de educação favorece que os profissionais reflitam sobre a importância e possibilidades diversas de ações, além de seu registro subsidiar posteriormente o trabalho in loco.