Projeto “Começar Bem”, experiência de Educação em Saúde no município de Suzano/SP


Autor(es): Juliana Edmundo Carneiro de Oliveira e Alcione C.de Sena Almeida , Dulcinéia G.de Sena Ramos, Carolina Jacob C.Lima, Regislaine Gonçalves, Cíntia C.Steffens Watanabe

UF/Cidade: São Paulo – Suzano

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Período: 09/2024

Instituição/Serviço: Secretaria Municipal de Saúde

Público: Usuários – crianças ou adolescentes, Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS, Gestores ou coordenadores do serviço

Articulação com outros setores: Educação


Resumo

A educação permanente é uma importante ferramenta para a introdução de novos processos de trabalho ou melhoria dos já existentes, promovendo através do saber a potencialização do trabalho dos profissionais envolvidos fornecendo também autonomia sobre as práticas além de respaldo técnico. A importância de promover e incentivar, através de estratégias logísticas e organizacionais, a participação dos profissionais da assistência e gestão, se justifica pela posterior mudança e melhora dos processos de trabalho e da assistência a população.

O objeto deste relato de experiência é a formação do projeto “Começar Bem” que tem como objetivo formar núcleos com as equipes multiprofissionais em cada uma das unidades da APS visando o monitoramento e estimulação sistematizada das crianças na primeiríssima infância (entre 0 e 36 meses). Como produto de cada encontro, as unidades criaram grupos por faixa etária com foco na primeiríssima infância para acompanhar as crianças e orientar seus familiares/cuidadores sobre as brincadeiras que devem ser trabalhados.

Promover processos e espaços de formação/capacitação dos profissionais é uma forma de ampliar o acesso da população a serviços qualificados, promovendo maior autonomia dos profissionais através do aprendizado e ampliando as possibilidades de atuação destes profissionais seja na APS, urgência e emergência, ou rede especializada. Ter um produto a partir de um processo de educação favorece que os profissionais reflitam sobre a importância e possibilidades diversas de ações, além de seu registro subsidiar posteriormente o trabalho in loco.

Imagens
Palavras-chave: Educação Permanente, formação, Primeiríssima infância, processo de trabalho

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