Gestão Itinerante da Saúde Mental: potencializando o cuidado no território


Autor(es): Juliana Gomes de Barros

UF/Cidade: Pernambuco – Vitória de Santo Antão

|

Período: Desde 04/2024

Instituição/Serviço: Secretaria Municipal de Saúde/Coordenação de Saúde Mental

Público: Gestores ou coordenadores do serviço, Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS

Articulação RAPS: CAPS e Unidades Básicas de Saúde


Resumo

A Reforma Sanitária e a Reforma Psiquiátrica revolucionaram os conceitos de cuidado em saúde mental, promovendo um enfoque em liberdade, territorialidade e integração. Com o novo modelo assistencial, faz-se necessário também uma nova abordagem de se fazer gestão em Saúde mental, a qual apresenta desafios, desde as demandas administrativas, que muitas vezes “atropelam” o planejamento da gestão, como estigmas e condutas manicomiais que acontecem até entre profissionais, seja por falta de informação ou fragilidade no processo de formação na academia.

Assim, a gestão itinerante junto ao território, está sendo uma estratégia para fortalecer o cuidado de base comunitária e “contagiar” os profissionais. Nesse contexto, a iniciativa da experiência tem por objetivo integrar a expertise técnica em saúde mental, responsável pela gestão da política, serviços e equipamentos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), com o cotidiano de trabalho das equipes da Estratégia de Saúde da Família e da equipe Multiprofissional (eMulti), com o fortalecimento de atividades de promoção e integralidade do cuidado em nos territórios.

A experiência é realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), e tem como resultados esperados: Qualificar a comunicação, orientação e capacitação das equipes em prol dos usuários, famílias e sociedade, sendo possível a realização do atendimento integral e continuado; Potencializar trabalhos conjuntos e contínuos entre gestão, trabalhadores da assistência e usuários com o intuito de fortalecer as políticas públicas já existentes no campo da saúde mental. Como produto da experiência, está sendo elaborada uma cartilha, que deverá servir como guia de orientações e esclarecimentos.

Palavras-chave: ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE, Saúde Integral, Saúde Mental

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.