Marcela Lucena: O afeto é revolucionário


Autor(es): Léa Maria Lima Lins, Marilyn Dione de Sena-Leal

UF/Cidade: Pernambuco – Recife

|

Período: 05/2024

Instituição/Serviço: Universidade Estadual de Pernambuco

Público: Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS, Usuários – adultos, Família/comunidade, Gestores ou coordenadores do serviço


Resumo

Trata-se de uma homenagem à Marcela Lucena e seu legado, fruto do reconhecimento, in memoriam, à nossa heroína militante, que foi angariada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco com o título de Notável Cientista Pernambucana em alusão as suas contribuições técnico-científicas. Pessoa imbuída de capacidade extraordinária de ação social, promotora de transformações ao campo da Saúde Mental visando a reversão do modelo assistencial. Uma mulher, nordestina, periférica que soube valer-se de todas as oportunidades, tendo sido a primeira pessoa da família a alçar nível superior de ensino, tornando-se docente da Universidade de Pernambuco. A primeira gestora de saúde mental de Recife, ligada aos movimentos sociais, tendo implantado vários CAPS.

Quando coordenadora de Saúde Mental de Pernambuco, pactuou a RAPS nas 12 Regiões de Saúde, sendo a rede estadual composta 100% por serviços de natureza pública. Além de ter sido responsável pelo fechamento do Hospital Alberto Maia, abrindo portas ao desmonte dos muitos manicômios existentes no Estado, atuando ainda em processos de qualificação e expansão da rede. Sendo a voz de maior representatividade antimanicomial que tivemos frente de Gestões de Saúde Mental, contribuindo com a Política Nacional.

Com espírito colaborativo, nunca fez sozinha, fortaleceu coletivos de luta, convocou conselhos de saúde e classe, instituiu colegiados, realizou Conferência de Saúde Mental Estadual, empoderou usuários e familiares, mobilizou trabalhadores e contagiou um exército de pessoas/profissionais/trabalhadores/gestores/usuários/estudantes/professores/admiradores/ amigos que em reconhecimento a potência de seu trabalho seguirá afetivamente expandindo e divulgando suas ações revolucionárias, no campo da Saúde Mental, rumo a uma sociedade sem manicômios.

Vídeos

Imagens

Palavras-chave: Luta Antimanicomial e Gestão Democrática, Reforma Psiquiátrica

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.