Resumo
O grupo terapêutico é realizado semanalmente pela psicóloga Thaísa Matschuck e a assistente social Thaís Vianna , com objetivo de promover novas experiências, troca de vivências, trabalhar a construção da autonomia para que o sujeito se aproprie do seu lugar de protagonismo. O grupo terapêutico se deu a partir da demanda trazida pela população. Foi observado um aumento significativo de um adoecimento psíquico, coletivo, principalmente no período pós pandêmico.
O grupo contribui nas questões relativas a socialização, fomenta construção de vínculos, assim como se torna um lugar de pertencimento. Tem como principal ferramenta a construção do seu projeto terapêutico, que irá nortear o seu percurso no grupo. O Projeto Terapêutico Singular (PTS) é reavaliado de modo recorrente para que o usuário acompanhe suas evoluções, potencialidades e trabalhe as possíveis dificuldades.
As temáticas de cada encontro são escolhidas pelo grupo, de modo coletivo e, ao seu fim, são propostos novos desafios/atividades de acordo com a demanda trazida, que será discutido no encontro seguinte. Dentro do planejamento das ações, articulações são necessárias com outros dispositivos da RAPS e da rede intersetorial, visto que o cuidado em saúde mental se dá em sua integralidade. A ocupação dos usuários no território é parte importante do projeto terapêutico. Os espaços ocupados pelos usuários também se dão por demanda coletiva, a partir das questões trazidas.