Resumo
Somos residentes do Programa Multiprofissional em Saúde Mental, estamos em nosso primeiro cenário de prática, que é o CAPS AD III. Atuamos como técnicas de referência compondo a equipe multiprofissional do serviço, realizando atendimentos individuais e coletivos. Durante essa experiência de oito meses, temos conduzido o grupo intitulado “Rádio Bob”, o grupo desenvolve reflexões e dinâmicas utilizando a música como ferramenta. Nos encontros são abordadas temáticas diversas, como direitos humanos, redução de danos, saúde mental, juventude, infância, autonomia e cuidado em liberdade. Os encontros são realizados semanalmente com duração de uma hora. O público alvo do grupo são pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas, atendidas pelo serviço.
Participam deste grupo, atualmente, homens, mulheres, jovens, adultos e pessoas em situação de rua. A metodologia do grupo é estruturada da seguinte forma: no primeiro momento conversamos sobre o funcionamento do grupo e sobre o contrato de convivência. Em seguida apresentamos a temática do encontro e abordamos um pouco sobre o tema. No momento seguinte cada pessoa escolhe uma música sobre o tema, tocamos a música, e em seguida a pessoa fala um pouco sobre a escolha, como ela se sente em relação a ela e quais lembranças essa música evoca. No final do encontro nós apresentamos uma síntese do tema abordado, a relação com as músicas escolhidas e os relatos apresentados.
A mídia mostra as escolhas musicais de um dos nossos encontros e evidencia a multiplicidade de estilos e épocas que aparecem, despertando lembranças, reflexões e afetos.