Resumo
Como psicóloga residente do programa de saúde mental vinculada à Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas-TO, estou prestes a encerrar o ciclo formativo da especialização em saúde mental. Atualmente estou vinculada à Unidade de Saúde da FamíliaFamília Novo Horizonte. Para atender parte das pessoas idosas vinculadas a esta USF organizamos de modo colaborativo as atividades coletivas abordando temas diversos de acordo com a manifestação de interesse do público alvo. Esta atividade teve apoio do presidente da Associação do setor Aureny IV. Os encontros do grupo ocorreram semanalmente, tinham duração de xx minutos e respeitavam os temas escolhidos pelas pessoas idosas vinculadas ao grupo.
Durante as reuniões do grupo também foram abordados temas como: ansiedade, relações interpessoais, histórias de infância e autocuidado. Elegeu-se como um dos objetivos do grupo a criação de contextos de autonomia utilizando como recursos dinâmicas, rodas de conversa, dramatização, psicoeducação e orientações com foco na prevenção de doenças e promoção da saúde. Além disso, as atividades em grupo também tinham como objetivo a promoção do reconhecimento das pessoas idosas como indivíduos completos, com histórias, experiências e sentimentos. Durante a condução deste grupo, foi observado que, além do caráter afetivo, os encontros promoveram interação social, autonomia, convivência comunitária e diversas trocas de experiências.
Por meio das manifestações dos participantes do grupo foi constatado que frequentemente as pessoas que participavam do grupo sorriam e verbalizavam que estavam satisfeitas com as atividades realizadas.