Adolescentes em uso abusivo de álcool e outras drogas: sujeito de lugar algum


Autor(es): Ana Carolina Peixoto do Nascimento, Maria de Fátima Pereira de Carvalho

UF/Cidade: Tocantins – Palmas

|

Período: 05/2023 – 08/2023

Instituição/Serviço: CAPS AD III

Público: Usuários – crianças ou adolescentes


Resumo

Esta experiência decorreu do trabalho de conclusão de residência (TCR) do programa de residência multiprofissional em saúde mental da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (FESP), em Palmas – TO. O desejo pelo tema surgiu da angústia experimentada pela pesquisadora ao perceber a escassa oferta de tratamento para adolescentes privados de liberdade e que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas. Teve como objetivo compreender como é realizada a oferta de cuidado em saúde mental para adolescentes em uso abusivo de álcool e outras drogas no CAPS AD III.

Realizou-se uma pesquisa qualitativa utilizando entrevistas semiestruturadas junto aos profissionais que compõem a equipe multidisciplinar neste serviço. Para análise dos dados, optou-se pela Análise Temática de Bardin. O resultado evidenciou que a oferta de cuidado é individualizada, com ênfase no cuidado médico e psicológico. Bem como a demanda para atendimento de adolescentes no CAPS AD III perpassa pela formulação de demandas do Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE), e não dos adolescentes. O estudo indicou também fragilidades no trabalho em rede, com centralização no CAPS AD III, o que dificulta o trabalho interdisciplinar e a materialização da clínica ampliada.

Por fim, a principal barreira para se trabalhar de forma intersetorial elucidada por este estudo se dá pela heterogeneidade de campos discursivos acerca da adolescência, e dificuldade de escutar o próprio sujeito adolescente.

Imagens

Áudio

Palavras-chave: Adolescente, Álcool e outras Drogas, Rede de Atenção Psicossocial, Saúde Mental

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.