Resumo
Esses contos são capazes de trazer a realidade numa visão dos próprios usuários, as narrativas são oportunidades de fortalecer o protagonismo e a voz daqueles que por diversas vezes são calados e marginalizados a respeito de suas relações com as substâncias psicoativas e a forma como se sentem ao usa-la, tentar para-la ou reduzi-la, uma vez que as substâncias mencionadas nos contos são as que mais se sobressaem em nossa realidade no CAPS ad III.
Os contos expostos nesse projeto são trabalhados em linhas poéticas, inspirados em acolhimentos e rodas conversas com os usuários do serviço, espaço onde eles se sentem seguros para falar abertamente sobre as suas dificuldades, seus êxitos e recaídas. Nas entrelinhas desses textos foram adicionados elementos reais e de ficção, não apenas de uma história, mas de dezenas delas, com o objetivo de trazer reflexão, conhecimento sobre as substâncias e impacto ao leitor.
As histórias contadas trazem também a proposta e reflexão de que não é fácil lidar com o vício, e da importância de ter uma rede de apoio, uma vez que os protagonistas do texto se sentem sem saída e mergulhados em seus desafios. Por isso, é fundamental o despertar de toda a rede de atenção psicossocial no processo de acolhimento e compressão do usuário.