Resumo
As atividades denominadas “Saúde e Cidadania no Território” ocorrem todos os meses, de forma rotativa, nos territórios de atuação de trabalho territorial dos redutores de danos que compõem as equipes dos CAPS da Cidade de Niterói – Rio de Janeiro. O trabalho tem sido realizado, em sua maioria, nas áreas que possuem os médicos de família e/ou do Consultório na Rua. São dois os principais motes de linha cuidado: a prevenção e promoção à saúde e a orientação e promoção de cidadania. Essa atividade garante a população das comunidades, a população em situação de rua ou em cenas de uso de drogas, o acesso às direções sobre os cuidados em saúde e da assistência social e economia solidária e contribui também para o fortalecimento das redes intra e intersetoriais.
Durante o evento, foram oferecidos testagens rápidas e orientações sobre as infecções sexualmente tranmissíveis, verificação de pressão arterial e glicose, orientação sobre cuidados e prevenção a tuberculose, auriculoterapia, orientação sobre saúde bucal e distribuição de kit de higiene oral. Foram realizadas algumas rodas de conversa sobre saúde mental e redução de danos ao uso abusivo de álcool e outras drogas, assim como atividades lúdicas para crianças e adolescentes.
Os serviços de assistência social participam através do CRAS com orientação e divulgação dos benefícios sociais e com a retirada de documentos e da moeda social. A partir de outras parcerias, froam possíveis articular também a realização de arrecadações e distribuições de livros, exposição fotográfica, músicas e danças, atividades culturais, entre outras ações.