Mulheres do Fim do Mundo


Autor(es): Renata Motta Vianna, Debora Borges

UF/Cidade: Rio de Janeiro – Araruama

|

Período: 11/2023

Instituição/Serviço: Ambulatório de Saúde Mental

Público: Usuários – crianças ou adolescentes, Usuários – adultos, Família/comunidade

Articulação RAPS: Atenção Básica


Resumo

Diante de uma sociedade racista, machista, a experiência de ser mulher, produz nesses corpos uma série de violências cotidianas, muitas vezes dentro do ambiente familiar, com cônjuge, filhos, direcionado a mulher ao lugar moralista de submissão e subalternidade. O grupo terapêutico, considerando a interseccionalidade de opressões que dão origem ao sofrimento psíquico comum ou não entre as vivências das mulheres, se propõe a ser um espaço de diálogo com mulheres que tem o perfil de atendimento psicológico na Atenção Básica sobre as estratégias de fortalecimento em espaços de convivência no território, processos de construção de autonomia financeira e emocional e, de reconexão com a autoestima.

Esse grupo desencadeou novos grupos, que são os grupos de crianças, adolescentes e o projeto da horta acessível e produzida pelos usuários da atenção básica. Trata-se de uma nova proposta do Ambulatório de saúde mental em Araruama, para construir um espaço de cuidado multidisciplinar. Dessa forma, desenvolvemos em equipe o projeto de educação popular em parceria com a Atenção Básica e Dant. Nesse projeto, atendemos o território de São Vicente de Paula, 3° distrito de Araruama, compreendendo o difícil acesso a espaços de cuidado em saúde mental, visto que trata-se de um território rural. Foram pensados grupos de atendimento onde fomentamos a autonomia e participação dos usuários no próprio cuidado, incentivando a apropriação de territórios de pertencimento e direitos básicos.

Os grupos são divididos por faixa etária e são mediados por profissionais de psicologia e enfermagem. Semanalmente ocorrem acolhimentos e atendimentos grupais a essa população.

Palavras-chave: ambulatório de saúde mental, Atenção Básica, mulheres, Território

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.