Resumo
O presente trabalho tem como recorte a experiência de implantação do serviço PAR – Ponto de Apoio na Rua no território da Cruz Vermelha, localizada no Centro do Rio de Janeiro /RJ, onde se concentra grande parte da população em situação de rua no município. O PAR é um dos dispositivos que compõem o Programa Seguir em Frente, criado em dezembro de 2023. Destacamos aqui diretrizes técnicas para o funcionamento, manejo e atendimentos realizados nas 30 tendas disponibilizadas no terreno em anexo ao INCA e nos arredores.
O atendimento acontencia a céu aberto, em tendas e contâiners onde os usuarós, com acesso irrestrito, 24h contavam com acesso a Assistência Social/Regulação para Serviços de Acolhimento, Atendimento em Saúde (médico, enfermagem, assistente social e psicólogo – diaristas), atendimento veterinário para os animais que acompanhavam e estações onde podiam beber água, tomar banho, cortar o cabelo, guardar os pertences, descansar e fazer suas refeições (não fornecidas pelo PAR, a partir das diretrizes: Diretriz do acolhimento e da escuta qualificada, Diretriz da Baixa Exigência, Entender a crise em Álcool e Drogas AD; Diretriz do cuidado pautado na Redução de Danos e Diretriz de compartilhamento do cuidado, através principalmente da articulação com os CAPS III do município, pontos da rede de urgência e emergência, unidades de acolhimento adulto e outros.
O município dispõe de um fluxo de disparo de ambulâncias (vaga-zero) que se mostrou fundamental para a preservação da vida e retaguarda em situações emergenciais para além do SAMU e Bombeiros.