A POTÊNCIA DA UNIDADE DE ACOLHIMENTO NO PROCESSO DE REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL


Autor(es): Cristina Lindair De Lira Baracho

UF/Cidade: Pernambuco – Limoeiro

|

Período: 05/2024

Instituição/Serviço: UNIDADE DE ACOLHIMENTO ADULTO

Público: Gestores ou coordenadores do serviço, Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS, Usuários – crianças ou adolescentes, Usuários – adultos, Família/comunidade, Outro

Articulação RAPS: CAPS III AD CAPIBARIBE

Articulação com outros setores: EDUCAÇÃO, JUDICIARIO, ATENÇÃO BASICA, CAPS, HOSPITAL


Resumo

A Unidade de Acolhimento Adulto ( UAA) é um dispositivo que faz um contraponto direto às Comunidades Terapêuticas por demonstrar de maneira concreta a possibilidade de se ofertar moradia e cuidado sem impor a abstinência e o proibicionismo . A UAA possui como principais características a possibilidade do usuário ter a liberdade de ir e vir, podendo trabalhar, ter vida social, acessar outros serviços de saúde, podendo inclusive sair para utilizar substâncias na minimização de danos. Componentes como esse favorecem uma maior adesão e consequentemente um maior sucesso no tratamento do usuário, garantindo assim seu retorno total a sociedade.

É fundamental o papel da equipe multidisciplinar no cuidado do morador da UA, pois garante uma assistência em saúde Universal, integral e com equidade, permeando tudo o que é preconizado no sistema único de saúde. Nesse cuidado trabalhamos grupos com temáticas relevantes a saúde do individuo , convidando profissionais de diversas áreas como; educador físico,medico, psicólogos, assistente social e outros, onde participam de dinâmicas, palestras e tiram dúvidas.

Imagens
Palavras-chave: Cuidado, Equipe Multidisciplinar, UAA

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.