Grupo de autocuidado apoiado de idosos vinculado à unidade de saúde na atenção primária Parque São Francisco II


Autor(es): Matheus Carlos de Andrade Silva, Jakeline Santos Menezes, Wanny Byatriz da Silva Brander, Juliana Santos da Silva Liberato, Sandra Patrícia de Oliveira Vilaça

UF/Cidade: Pernambuco – Camaragibe

|

Período: Desde 03/2024

Instituição/Serviço: Unidade da Saúde da Família Parque São Francisco II

Público: Usuários – adultos, Família/comunidade

Articulação com outros setores: Secretária de Educação


Categorias da Experiência: Trabalho em equipe

Resumo

O relato de experiência trata-se de um grupo de autocuidado apoiado de idosos vinculado à unidade de saúde na atenção primária Parque São Francisco II, com a participação da Emulti no município de Camaragibe-Pe, a proposta surgiu devido ao grande número de idosos no território que eram super utilizadores da unidade, com queixas de perda da funcionalidade, mobilidade, ansiedade, depressão, erros alimentares, aumento de comorbidades e necessidade de escuta acolhedora. Tais demandas necessitam de cuidado longitudinal, manutenção da integridade física e mental, então surgiu a ideia da criação de um espaço de convivência, pautado na independência e na autonomia, ofertando intervenções educacionais nas suas condições de saúde.

O grupo atualmente funciona semanalmente, com atividades de participação social, uso de Pics, atualização da caderneta do idoso e orientações multiprofissionais. O encontro oferta lanche coletivo, todos os participantes contribuem com um alimento saudável, além de celebrar os dias comemorativos como os aniversariantes do mês, lanche junino, etc. Os materiais lúdicos e pedagogicos são comprados pela equipe e pelos idosos, já que não tem fins lucrativos. Podemos refletir o papel do idoso na comunidade e suas possibilidades de contribuição, entre as falas: “Aqui eu me senti acolhida, aqui eu me senti gente” (Maria José); “consegui melhorar minha alimentação e controlar a diabetes” (Carminha); “fiz amizades, sinto-me bem” ( Rita Deodato). Conclui-se pelas diversas falas que o autocuidado apoiado, vem melhorando suas funcionalidades e qualidade de vida, com tradução de sentimentos de felicidade, o que reforça ser um espaço potente e que precisa ser estimulado.

Vídeo

Palavras-chave: Cuidado de saúde mental na velhice, Saúde Mental, Tabalho em equipe na RAPS

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.