A Influência da Arte Africana no Brasil: Máscaras Africanas


Autor(es): Renata Carvalho Guimarães, Carla Patrícia Novaes

UF/Cidade: Pernambuco – Recife

|

Período: 10/2024

Instituição/Serviço: Caps David Capistrano

Público: Usuários – adultos


Categorias da Experiência: Trabalho em equipe

Resumo

A Oficina de Artes do Caps David Capistrano trabalhou com o tema para o dia da Consciência Negra. Foi escolhido a Arte das Máscaras Africanas e suas origens, confeccionadas com material reciclável. Os nossos usuários se identificam com a Arte na reabilitação psicossocial, tornando-os protagonistas do trabalho realizado, sempre no cuidado em Liberdade, onde a Arte proporciona a eles a melhoria da sua saúde mental. Como eles mesmos dizem:” A Arte Cura, a Arte Salva”. Esse trabalho teve como objetivo conhecer a história da Arte das Máscaras Africanas e sua importância na nossa ancestralidade. Fizemos um estudo sobre as Tribos Africanas, suas origens e significado das Máscaras que eles usam nas suas cerimônias.

As máscaras são um elemento de identidade cultural de cada etnia e são usadas em rituais religiosos de guerra, de fertilidade da terra, de iniciação, de colheita, nos funerais, em casamentos, e também para cura de doenças. A arte da confecção das máscaras africanas: no Brasil temos uma grande influência nas práticas artísticas, como na capoeira e na religião de matrizes africanas, que combinam música, dança e espiritualidade. Alguns tipos de máscaras: Máscara Bwa Máscara Fang, Máscara Senufo, Máscara Grebo, Máscara Bamana, Máscara Baule.

Esse trabalho foi apresentado em um stand de Exposição, no I Seminário Experiências Que Inspiram, da Secretaria de Saúde da Prefeitura da Cidade do Recife. No próximo dia 21/11/24 será realizada nossa linda Exposição, para o público, no próprio Caps David Capistrano Recife, homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra.

Palavras-chave: A Arte, no processo da Reabilitação Psicossocial

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.