A Mais Louca Alegria: Ocupando Espaços Culturais da Cidade


Autor(es): Eloyse Emmanuelle Rocha Braz Benjamim, Liliane Felix Ribeiro da Silva, Luiz De Siqueira Menezes Filho, Ludmila Mariana da Silva Tavares, Jaqueline Duarte Dantas, Jacira Pereira Soares, Andrew Luís de Albuquerque Cabral, Ilana Queiroz Pereira Monjardim e Luzimara Gláucia Oliveira Rodrigues

UF/Cidade: Rio Grande do Norte – Natal

|

Período: 05/2023

Instituição/Serviço: CAPSi Esperança

Público: Família/comunidade, Usuários – crianças ou adolescentes, Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS

Articulação com outros setores: UFRN


Resumo

O CAPSi Esperança, localizado em Natal-RN, atende crianças e jovens até 18 anos e oferece uma variedade de oficinas terapêuticas, dentre elas, as expressivas, que usam a arte para o bem-estar e a criação de laços sociais. Tais oficinas, como as de artes visuais, permitem a expressão por meio de pintura, desenho, escultura, colagem, papietagem, e outras, incentivando o desenvolvimento da autonomia e empoderamento de crianças e adolescentes. Em maio de 2023, em alusão ao mês da Luta Antimanicomial, o CAPSi Esperança realizou a exposição “A Mais Louca Alegria” na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tal exposição destacava a importância das práticas artísticas no contexto terapêutico e promovia a integração de crianças e jovens na comunidade.

A exposição reforçou a ligação entre arte, saúde mental e coletividade, destacando a importância dos encontros culturais e fortalecendo o serviço do CAPSi. Para que a mostra acontecesse houve reuniões com usuários para organizar e montar um esquete teatral sobre o abandono e a violência manicomial, além de encontros de planejamento com a instituição anfitriã. As obras de arte expostas incluíram: pinturas, desenhos e esculturas. Tais peças artísticas foram selecionadas a partir dos trabalhos anteriormente produzidos no espaço das oficinas terapêuticas. A equipe sentiu alegria e satisfação ao ver crianças e jovens integrando-se à sociedade e participando de espaços de acolhimento e apoio mútuo. Apesar de não ser o principal objetivo, as habilidades desenvolvidas durante as oficinas e na exposição são aplicáveis a futuras oportunidades de emprego e autonomia financeira.

Vídeo

Imagens
Palavras-chave: Artes, comunidade, Cultura, Exposição, Luta Antimanicomial

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.