Resumo
Trazemos o relato de uma oficina num CAPS III, no interior do Rio de Janeiro, região serrana. Uma roda de leitura, que surgiu com estagiárias, em 2022, e se manteve à pedido dos usuários. Uma roda que se vai construindo no seu formato de ser e acontecer. A cada roda, sorteamos um livro, lemos algumas páginas e conversamos sobre o que aquelas palavras lidas levaram cada um a pensar. Aos poucos estamos balançando, quem sabe, rompendo, muros internos e externos, enfrentando manicômios mentais. A roda acontece nos espaços públicos da cidade, permeado pelas interferências da vida urbana.
Nos encontros e desencontros de nossas leituras e andanças somos afetados e afetamos, num jogo contínuo de trocas que mudam à nós, mas também ao mundo. Em agosto de 2023, demos mais um passo, começamos a concretizar em papel as palavras que giravam naquela roda. Ganhamos coragem, nos aventuramos enquanto autores de textos, autores da vida. De semana em semana uma história nova a contar, já se somam inúmeras, muito temos a compartilhar, afinal através da roda, um gosto por livros começou a contagiar, uns mais ressabiados, resquícios das escolas que não sabiam ensinar, também já se aventuram a assinar o caderno dos nossos textos.
Temos um instagram, registro da nossa jornada. Tem pessoas que curtem e nos seguem, tem outras que comentam e tem àquelas, mais especiais, que participam. Nos encontram e fazem parte desse nosso jeito de ler e escrever, desse nosso jeito de construir um lugar para estar e conviver.