O TRABALHO COMO CONDUTOR E OPERADOR DA SAÚDE


Autor(es): Washington Barros, Marcelle Azevêdo Rodrigues de Souza, Manuela Giácomo, Leandro Bielucky, Taylaine Santana Barbosa

UF/Cidade: Rio de Janeiro – Rio de Janeiro

|

Período: Desde 06/2012

Instituição/Serviço: Museu Bispo do Rosário – Instituto Municipal de Assistência à Saúde Juliano Moreira

Público: Gestores ou coordenadores do serviço, Usuários – crianças ou adolescentes, Usuários – adultos, Família/comunidade


Resumo

O Projeto de Geração de Rendas Arte Horta & Cia, é uma grande inovação do Museu Bispo do Rosário de Arte Contemporânea, um equipamento do Sistema Único de Saúde em consonância a Reforma Psiquiátrica Brasileira integrado à Rede de Atenção Psicossocial Zona Oeste no Rio de Janeiro. Contido no Instituto Municipal de Assistência à Saúde Juliano Moreira na AP 4.0 . O trabalho como fenômeno dinâmico operador/condutor impacta a vida das pessoas, a ausência de trabalho afeta a saúde individual e coletiva, o Arte Horta, fomenta a inclusão social, cidadania e saúde das pessoas em sofrimento mental pelo aporte do trabalho.

Participam moradores, usuários e familiares da rede de atenção psicossocial desse território. Abarca quatro segmentos: Horta Urbana Agroecológica, Atelier Fios do Rosário Loja B, e Bistrô integrados por uma metodologia participativa e colaborativa na perspectiva antirracista, antimanicomial e decolonial, sistematizado por intercâmbio de experiências, envolvendo os participantes nas tomadas de decisão resolução de problemas.

A horta abrange práticas educativas de plantio, colheita e vendas de produtos agroecológicos, equipe multidisciplinar que acolhe diversos segmentos do saber desenvolvendo tecnologias relacionadas ao plantio verde. O Atelier realiza atividades artesanais, bordados, costura e mosaicos onde os participantes desenvolvem habilidades e produção de peças singulares, com o apoio da Loja B expõem e comercializam seus frutos de trabalho. 0 Bistrô apresenta cardápio de alimentação saudável utilizando técnicas de reaproveitamento integral dos alimentos, permite criação de vínculos, rede de sustentabilidade dos sujeitos, fomenta o viver coletivo além da desmedicalição da saúde e inclusão pelo trabalho.

Palavras-chave: Geração de Renda. Atenção Psicossocial, Saúde Mental, trabalho

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.