Resumo
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são recursos terapêuticos que buscam a prevenção e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. As PICS no cuidado em Saúde Mental empodera o usuário, fortalecendo a sua capacidade de se adaptar às novas situações. O objetivo é oferecer ferramentas diversificadas no cuidado de saúde mental a usuários e familiares.
A experiência se trata de atendimentos semanais aos usuários dentre crianças e adolescentes. e familiares onde são oferecidas as seguintes práticas: Auriculoterapia, Acupuntura, Reiki, Barras de Access,Terapia Comunitária Integratriva ,a primeira sessão é realizada uma avaliação com escuta qualificada onde é escolhida a prática integrativa mais adequada para o momento. Os atendimentos subsequentes são realizados até a remissão dos sintomas. Os atendimentos foram ofertados a maioria para genitoras dos usuários e profissionais da RAPS.
Relatos como os seguintes foram observados pela autora após as sessões. “ É surreal a visão antes da prática e depois da prática, já consigo ver a diferença e identificar minhas dificuldades, sempre precisamos estar bem para ajudarmos e apoiarmos nossos filhos.” Por fim, o trabalho desenvolvido demonstra que as práticas integrativas auxiliam usuários e familiares a assumir um papel ativo na gestão da saúde mental com mais possibilidades ofertadas.