Mostra de Artes Visuais: Percepções do Invisivel. Olhares em Liberdade


Autor(es): Clemici Lima Corrêa, Adelvair Helena dos Santos, Gardenia de Souza Furtado Lemos, Larissa Arbués Carneiro, Natan Vitor da Silva, Maria Olina Gomes

UF/Cidade: Goiás – Goiânia

|

Período: 10/2024

Instituição/Serviço: Centro de Cultura e Convivência Cuca Fresca

Público: Usuários – adultos

Articulação RAPS: CAPS

Articulação com outros setores: Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Goiânia


Imagem Padrão

Resumo

No uso das artes plásticas como recurso terapêutico, vários talentos têm surgido e muitos materiais produzidos. Entretanto, a maioria ficam apenas nas unidades da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) com pouca visibilidade. Sendo assim, sempre cogitamos expor as obras em ambientes ou eventos fora das unidades, aberto ao público e com possibilidade de geração de renda.

No início do segundo semestre de 2024, a Universidade Federal de Goiás (UFG) recebeu o convite da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Goiânia para organizar uma exposição de obras de usuários da saúde mental, que junto com o Centro de Convivência e Cultura Cuca Fresca do Município de Goiânia, começaram oganizar a mostra. Com a equipe composta 5 servidoras e um estudante, começou a articulação com os usuários e com as outras unidades da RAPS de Goiânia e de outros municípios de Goiás para que reunissem obras de usuários com habilidades nas artes visuais.

Foram reunidas 52 obras de 27 artistas. Visando maior compreensão da mostra pelo público visitante, foi realizada na abertura uma palestra intitulada “Percepções do invisível: arte como expressão e cuidado em saúde mental em liberdade”. A mostra ficou na Câmara Municipal de Goiânia de 08 de outubro a 25 de outubro de 2024 e obteve 313 visitas. A equipe irá expor em outros locais e eventos, objetivando fortalecer a luta antimanicomial, o tratamento em liberdade, valorizando as produções artísticas de dentro da RAPS e trazendo visibilidade a estes artistas.

Palavras-chave: artes visuais, Cuidado em liberdade

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.