Resumo
Relato da experiência vivenciada pelos acadêmicos de enfermagem, odontologia e direito no CAPS III Novo Mundo em Goiânia. O PET-Saúde é uma ação realizada em parceria entre Ministérios da Saúde e da Educação, Secretaria Municipal de Saúde e universidades, e buscam formar profissionais mais qualificados por meio da integração ensino-serviço-comunidade. Os acadêmicos estão participando da rotina da Unidade, atendimentos oferecidos internamente e acompanhando as atividades de reinserção social dos usuários do CAPS na comunidade e em atividades de controle social em defesa do SUS e da RAPS.
Estar em campo tem proporcionado aos acadêmicos uma experiência que provavelmente não teriam ao longo do seu processo de formação. A integração entre os acadêmicos de diversas áreas do conhecimento, assim como, com diversas categorias profissionais do serviço proporciona momentos de aprendizagem, de conhecimento de outras práticas profissionais e tem possibilitado o planejamento de atividades que visam cuidado integral aos usuários, com oficinas que trabalham o autocuidado, saúde bucal e acesso a direitos, tais como acesso a benefícios assistenciais, aos serviços de saúde e assistência, à cultura, aos medicamentos.
Essa experiência em saúde mental se faz extramuros, por meio de ações culturais, artísticas e políticas, assim como, um maior conhecimento sobre os fatores sociais que impactam a saúde mental dos usuários, possibilitando assim um olhar mais humanizado e integral aos futuros profissionais. Compreendendo na prática o conceito de equidade, um dos príncipios fundamentais do SUS, que visa reconhecer os determinantes sociais da saúde, respeitando as necessidades e diversidades de cada sujeito, buscando justiça social.