Plantando interações com o território e colhendo reinserção social: experiências de uma oficina de jardinagem e sustentabilidade em saúde mental


Autor(es): Meire Emília Corrêa Oliveira Lacerda, Camila Maciel Martins, Marcella Oliveira Figueiredo, Waldemir Rocha Ferreira Filho

UF/Cidade: Pará – Belém

|

Período: Desde 2015

Instituição/Serviço: SESPA/CAPS Icoaraci

Público: Usuários – adultos, Família/comunidade

Articulação RAPS: FUNBOSQUE, Biblioteca Pública Avertano Rocha

Articulação com outros setores: Educação, Cultura, FUNBOSQUE e Biblioteca Pública Avertano Rocha


Resumo

O Grupo Terra Viva oferece uma oficina de jardinagem semanal para pessoas com sintomas graves, como psicose, transtornos de humor e ansiedade, visando melhorar sua adesão ao tratamento. Com encontros de duas horas, o grupo se reúne em dois turnos adaptados ao clima: na manhã, atividades com hortaliças e leguminosas em áreas externas, enquanto à tarde são focadas em jardinagem ornamental em vasos. A jardinagem é vista como atividade física e mental, promovendo funções motoras, cognitivas e emocionais, além de possibilitar planejamento e execução, o que ajuda na organização e canalização da ansiedade. Além disso, são abordados temas transversais como sustentabilidade e cidadania para aumentar os benefícios terapêuticos. O contato com a natureza, por meio do cuidado com plantas, oferece um contraste ao ritmo acelerado das ansiedades, ajudando na gestão dos sintomas.

O grupo participa de atividades externas, o que favorece o reconhecimento do direito de pertencimento e acesso a serviços públicos locais além de estimular o sentimento de pertença ao território. São visitados espaços públicos e instituições como: FUNBOSQUE, Orla da Praia do Cruzeiro, Biblioteca Pública, alternadas com as sessões no CAPS.

Esse acompanhamento regular permite que os profissionais observem o impacto das atividades na vida diária dos participantes, especialmente nas AVD’s e AIVD’s. Dessa forma, a oficina ajuda na recuperação da autonomia e autoestima dos participantes, muitos dos quais enfrentam desafios de validação social e familiar, fortalecendo seu bem-estar e senso de pertencimento.

Vídeo

Palavras-chave: Grupos Terapêuticos, intersetorialidade, Reabilitação Psicossocial, Saúde Mental, Sustentabilidade

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.